
Alonsoooooo!!!!! Alonsooooo!!!!
Espero que ele continue sendo campeão, afinal, Mac Laren ninguém merece!
Fernando Alonso bateu hoje o primeiro grande recorde de Michael Schumacher....leiam abaixo.
Fernando Alonso sagrou-se este domingo bi-campeão do Mundo de Fórmula 1. No dia em que Michael Schumacher fez a última corrida ao volante de um F1. E há coincidências que são mais do que isso. Mais do que o «passar» de um testemunho que o espanhol começou a «conquistar» na temporada anterior ou do que o terminar de um «reinado» com a última prova do alemão. Já está em curso uma nova era na classe rainha do automobilismo.
Nascido a 29 de Julho de 1981, Fernando Alonso tornou-se hoje o mais novo bi-campeão do Mundo da F1 aos 25 anos, 2 meses e 2 dias. E estas contas vão até ao pormenor. Schumacher detém praticamente todos os mais importantes recordes da modalidade e, se aqueles que só se atingem depois de uma longa carreira recheada de trinfos, este tem especial significado quando arrebatado ao piloto com o maior currículo de sempre no dia da despedida deste.
O percurso do piloto espanhol não difere muito dos normais no automobilismo: começo pelos karts e uma carreira a ser construída com muitos títulos. Entretanto, deram-se dois momentos significativos. O primeiro, com Alonso a receber o primeiro convite para entrar na F1 pela Toyota para ser piloto de testes da marca japonesa em 1996, com apenas 15 (!) anos. O segundo, com a recusa do ás do volante asturiano esperando mais tempo para entrar no grande circo.
Uma tripla de luxo na Renault e com Briatore.
Essa entrada acontece em 2001, e já como piloto da Renault; mas a equipa francesa cedeu-o à Minardi, marca pela qual se estreou no GP da Austrália. No ano seguinte, Flavio Briatore, o director da Renault que já tinha estado com Schumacher nos primeiros dois títulos do alemão (na Benetton), já não o deixa sair para fora e fica como piloto de testes preparando assim a estreia como piloto oficial da marca gaulesa em 2003 o primeiro ano sério na F1.
E foi logo em grande. Conseguiu tornar-se o piloto mais novo de sempre a obter uma «pole position» (GP da Malásia), com 21 anos, 7 meses e 22 dias e também o mais novo de sempre a vencer um GP (Hungria), já com 22 anos e 26 dias.
Schumacher «deve» ter percebido de onde começava a chegar o «perigo» e em 2004, o alemão vincou o seu sétimo e último título Mundial (com recorde de máximos de pontos e corridas ganhas numa temporada) em contraste com um piloto espanhol com pior desempenho do que na estreia.
Mas foi apenas um adiamento. Em 2005 começou, de facto, a passagem de testemunho, como triunfo de Alonso no Mundial, a duas provas fdo final do campeonato, batendo o primeiro recorde absoluto e tornando-se o piloto mais novo de sempre a ser campeão do Mundo com 24 anos e 56 dias (batendo Fittipaldi em cerca de sete meses).
Com o campeonato de 2005 assegurado no GP do Brasil (curiosamente como este ano), o espanhol quebrou a série inigualável de cinco títulos consecutivos de Schumacher, o piloto mais premiado e mais velho da F1. A questão de «sucessão» e de «final de reinado» começava a colocar-se. Este ano aconteceu a resposta: Alonso sagra-se bi-campeão Mundial no dia em que Schumacher arruma o carro.
Palmarés de Fernando Alonso na F1:
Carreira: 2001: Minardi 2002-2006: Renault
Títulos: 1 vez campeão do Mundo 2005 (Renault)
Vitórias: 15
«Polé positions»: 14
Pontos: 391
É o mais novo piloto campeão do Mundo (2005) com 24 anos e 56 dias
É o mais novo bi-campeão do Mundo da F1 aos 25 anos, 2 meses e 2 dias
É o piloto mais novo de sempre a obter uma «pole position» (GP da Malásia 2003) com 21 anos, 7 meses e 22 dias)
É o piloto mais novo de sempre a vencer um GP (Hungria, em 2003) com 22 anos e 26 dias.
Alonso campeão do Mundo 2005 .
Alonso campeão do Mundo 2006.
No comments:
Post a Comment