
Hoje vou falar de Janis Joplin.
Todo mundo já teve na vida um momento "Janis de ser ".... o meu durou alguns anos, risos!
Curto muito o som dela. Melancólico. Irado. Romântico. Verdadeiro!!!
Sempre que estava depre ouvia suas músicas, portanto, metade da minha adolescência ouvi Janis. Hahaha.
Era legal.
Curiosamente, Janis Joplin abominava certos tipos "difundidos" de drogas (maconha, LSD e alucinógenos em geral) pois ela dizia que a faziam pensar demais... e ela queria esquecer....
Janis era adepta de estimulantes (como anfetaminas, heroína e álcool) que, no fim, foram a causa de sua morte.
Embora Janis Joplin tenha morrido em decorrência de uma overdose de heroína, seu maior vício era o uísque - mais precisamente o "Southern Comfort", tanto que, em 1968, a engarrafadora resolve presenteá-la com um casaco de lince (quer propaganda maior que esta?), e promete um certo "patrocínio" à cantora, que no final das contas, acaba não se concretizando.
Janis Joplin afirmava que sua maior influência era a cantora de blues Bessie Smith, tanto que ajudou a custear, em 1970, uma lápide mais "decente" para ela (a original nem tinha seu nome). O custo foi dividido com o último produtor de Bessie, John Hammond.
Janis Joplin também ficou famosa por ter mantido relacionamentos com pessoas ilustres ou pelo menos "diferentes".
Dentre elas estão: um namorado morto no vietnã, um traficante de São Francisco que chegou a prometer-lhe casamento mas a deixou na mão em 65, o boxeador Joe Namath, Nick Gravenites (que teve muitas composições gravadas por Janis e integrou o Big Brother após a morte da mesma), o roqueiro brasileiro Serguei. Supõe-se que tenha havido algo entre Janis e o vocalista dos Doors, Jim Morrison, algo muito breve mas significativo. Eles deixaram a entender algo a respeito num incidente no qual Janis quebrou uma garrafa de uísque na cabeça de Jim.
Poucas pessoas sabem, mas o Big Brother de Janis Joplin foi a única banda a se apresentar duas vezes no festival de Monterey. Acontece que a primeira apresentação na tarde do dia 17 não foi registrada em vídeo e sequer em áudio devido a problemas técnicos, e devido à perfomance explosiva da banda os organizadores resolveram encaixá-la novamente no dia seguinte.
Outra curiosidade é que "Buried Alive In The Blues", faixa do "Pearl", último lp gravado por Janis Joplin, não possui vocais, somente a parte instrumental, pois Janis faleceu na véspera da data marcada para a gravação de sua participação. Curiosamente vários "críticos" até hoje se referem a esta faixa como a mais fraca do disco, tratando-se apenas de um "instrumental chocho".
Vão comer merda!!!
Fala sério.
Pearl é fantástico...rs
No comments:
Post a Comment